segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Quem foi Matusalém?


Matusalém foi um patriarca do povo de Deus que viveu nos dias de Noé. O nome de Matusalém foi uma sugestão de Deus a Enoque, pai deste. Aos 65 anos, quando gerou a Matusalém, o patriarca Enoque suplicou a Deus que sugerisse um nome para a criança que ia nascer, e o Senhor determinou que o nome do seu filho deveria ser Matusalém, cujo significado é: “Morrendo virá o juízo”.
Temeroso com a possível vinda do juízo com a morte do seu filho, Enoque andou com Deus até ao dia do seu arrebatamento (Gên. 5: 22-24).
Matusalém nasceu em 3317 antes de Cristo e, em razão dos cuidados que recebera dos pais e compatriotas visando mantê-lo vivo eternamente, temendo a vinda do juízo final com a sua morte, este veio a falecer avançado em dias, com 969 anos, em 2348 antes de Cristo, ano em que ocorreu o dilúvio bíblico.
Segundo Ellen G White, no seu livro “Patriarcas e Profetas, Matusalém ajudou Noé na construção da arca que deveria salvar aqueles que se arrependessem dos seus pecados”.

Cronologia histórica

Segundo a cronologia histórica do povo hebreu, a Terra foi recriada no ano 4004 antes de Cristo. A Bíblia, em Gênesis 5, diz que Adão gerou seu terceiro filho chamado Sete, aos 130 anos de idade. Adão colocou o nome Sete em homenagem ao sábado, ou seja, ao sétimo dia da semana.
Sete veio para substituir Abel que teria sido assassinado pelo seu irmão Caim (Gên. 4: 25). Ele estava destinado a dar sete gerações a Adão. Depois de sete gerações, nasceu Enoque, que gerou Matusalém que, aos 187 anos de idade, gerou a Lameque, pai de Noé. Matusalém, portanto, era avô de Noé.
A 17 de maio (segundo mês do calendário hebraico) do ano 2348 antes de Cristo, veio o dilúvio sobre a terra (Gên. 7: 11 e 12). Ao que indica, Matusalém morreu sete dias antes de Noé entrar na arca. Ele era carpinteiro e estava ajudando o seu neto na construção da arca, betumando as aberturas verificadas na madeira da barcaça. Ele se encontrava no terceiro andar do barco; e, depois de terminada a sua obra de betumação, se colocou de pé com os braços para cima exultando o nome do Senhor quando perdeu o equilíbrio e se despencou contra o solo, vindo a morrer em conseqüência do acidente de trabalho. Isto aconteceu para cumprir-se o que Deus havia prometido: “no dia que Matusalém morrer virá o juízo sobre a Terra”.
Enoque, pai de Matusalém, entendeu que o juízo anunciado por Deus com a morte do seu filho Matusalém seria a Segunda vinda de Cristo, e com isso ele passou a advertir o mundo dizendo: “Eis que virá o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos”... (Judas 14 e 15). No entanto, o juízo referido por Deus seria a vinda do dilúvio que matou afogado 750 milhões de pessoas que habitavam a Terra, escapando somente Noé e sua família, num total de oito pessoas que deveriam repovoar o nosso Planeta.

Arrebatamento

Enoque, pai de Matusalém, por sua vez, foi arrebatado ao Céu juntamente com o jardim do Éden, por volta de 3017 antes de Cristo, ou seja, 57 anos depois da morte de Adão. Ele teria sido convidado por Miguel Arcanjo (a pessoa de Jesus) para dar um passeio pelo jardim do Éden e, depois de algumas horas, Enoque teve a curiosidade de olhar para trás e percebeu que a Terra estava bem distante. Ele foi escolhido para cuidar do jardim de Deus, no Céu. Em visão, Ellen White, no seu livro vida e Ensino, pág. 98 e 99 disse que viu em determinado Planeta do sistema solar o bom e velho Enoque, que tinha sido trasladado da Terra.
O jardim do Éden foi implantado por Deus, na Mesopotâmia, e formava uma meia-lua, traçando uma linha curva a partir da divisa do Egito com a Palestina, passando pelo mar Mediterrâneo em direção dos rios Eufrates e Tigre; e descendo até o golfo Pérsico, contornando de volta pela margem direita do rio Eufrates, passando pelas cidades de Damasco, Síria e Jerusalém. Com a retirada do Éden foi formando uma grande cratera ou depressão que pode ser vista de cima. Pelo fato de ali Deus haver plantado o Seu jardim para Adão cuidar, a Mesopotâmia ainda hoje é possuidora das terras mais férteis do mundo.
Não fosse o arrebatamento do jardim, o Iraque seria hoje o coração do Éden, pois, topograficamente, a cidade iraquiana fica no centro da Mesopotâmia onde Adão e Eva viveram durante oito anos sem pecado. Deus está reservando o mesmo local para trazer Seu jardim de volta a esta Terra, depois da sua purificação pela ação do fogo do Altíssimo.

E-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com
Sites:www.terapeutanatural.com.br